Amamentação exclusiva. Conseguimos!

Ontem foi um dia muito especial.

Marina comeu sua primeira bananinha com leite materno.

5 meses e 22 dias de amamentação exclusiva, sem bicos, mamadeiras ou chupetas. Mamando, no mínimo, 8 vezes a cada 24 horas e em livre demanda. E eu, ainda doando 1 frasco de leite a cada 7-10 dias.

Não filmei, não fotografei. Éramos eu, Ricardo e Marina. Ela comeu tudo, fez muitas caretas, cuspiu, mas não recusou nenhuma colherzinha.

Aprendi muito com aqueles da minha família que amamentaram, ou que foram amamentados e vi que, naqueles que não tiveram essas oportunidades, não foi tão difícil assim fazê-los entender que Amamentar é Tudo de Bom.

Agradeço imensamente a todos da minha família que me ajudaram, pois não tem como dizer que é fácil. É uma doação do seu tempo, do seu corpo, um desprendimento do seu sentimento de cansaço, de estresse, das coisas que você gosta de fazer, é deixar tudo, tudo o que você está fazendo naquele momento para se doar. O leite não sai se você não pensar no bebê, então é necessário que você realmente se doe. Já dizia minha avó materna que a hora de mamar é da mãe e do bebê, em um lugar tranquilo, sem nada nem ninguém para perturbar.

Agradeço a paciência que todos tiveram comigo e com a Marina nos momentos em que achávamos que não ia dar certo. Nos momentos em que duvidei da nossa capacidade de ser mamífero. Mas a Marina nunca duvidou. Cuspiu a chupeta, não aceitou leite em copos e me ensinou que mamar não é só alimentar o corpo. E me testou, me chamando a qualquer hora do dia e da noite. Assim, me fez estudar à respeito, buscar cada vez mais informações e, hoje, minha meta é ajudar mais mamães a ter estas mesmas sensações e a fazer um mundo melhor, um mundo com mais amor. Acho que já tenho ajudado algumas...


Alguns agradecimentos especiais:

À minha mãe que, com seu amor infinito, nos amamentou e que me ajudou com os sentimentos, me deu muito colo, que me ajudou nesta transição de filha para me tornar mãe, me ajudou a ter o auto-controle, que me deu momentos de descanso para que eu pudesse amamentar e que me mostrou que não seria tão difícil assim. Agradeço a Deus por tê-la comigo agora e sempre.

Ao meu pai, que foi amamentado por seis anos (isso mesmo, por 6 anos!) e que não precisou falar nada pois, para ele, amamentar é algo natural que faz parte da vida da mãe e do bebê. E que me disse ontem: "E se ela quiser continuar mamando, agora não pode mais?" Ê, pai... Obrigada por estar aqui conosco.

Ao meu irmão, também amamentado, que descobriu um novo amor: sua sobrinha e que deixou sua posição de o "último bebê da família" para se tornar o homem lindo que é e, certamente, ajudará sua futura esposa a amamentar também. Meu irmão é um irmãozão!!!

À minha avó materna que, lúcida, pôde participar deste momento da minha vida e que me falou as maiores verdades sobre a doação da mãe no ato de amamentar... que me deu muitas broncas por amamentar conversando, falando ao telefone... e que me deu muitas dicas que, depois, eu li tudo aquilo nos livros especializados em amamentação...Experiência é tudo e então vi que só os antigos sabiam amamentar de verdade...

À minha sogra, que viu que Amamentar é Tudo de Bom e confiou naquilo que eu estava oferecendo àquele serzinho que também é um pedacinho dela. Obrigada por me ensinar a ensinar, professora é assim mesmo...

À todas as amigas que passaram este momento comigo, e que estão passando pela mesma experiência, que eu pude ajudar e que me ajudaram muito também, dividindo toas as alegrias e momentos difíceis. Aline, Luciana e Camila, obrigada e boa sorte com suas crias mamíferas!

Ao meu marido, namorado, companheiro, amigo, Ricardo que, em nenhum momento duvidou da nossa capacidade de mamífero, como um bom biólogo! E que, com seu amor, paciência e muitas noites sem dormir, me ajudou nos momentos em que perdi a cabeça, que perdi a confiança, que me deu muitos abraços quando precisei e que está comigo nesta missão, desde o dia em que concebemos a Marina. Obrigada por seu apoio, pelas noites sacrificadas depois de um dia longo e por seu amor nestes 18 anos de vida juntos.

À Marina, razão deste blog, agora razão da nossa vida. Sem ela, não seria uma mãe mamífera. Obrigada por me dar esta oportunidade por me ensinar tudo sobre Amamentar e sobre Alimentar a Alma e o Coração. Continuaremos mamando até quando for bom para nós duas. Neste momento, meu desejo é que você seja uma mulher linda e completa, que experimente todas as coisas boas da vida e que, um dia possa passar por esta mesma experiência com meus netos com uma pessoa que te ame muito ao seu lado. Estarei sempre aqui.

À Deus e à minha Nossa Senhora. Por tudo o que já conversamos.



E, para quem duvidava que este era o dia mais adequado para começar os novos alimentos, Marina acordou ontem com os dois dentinhos incisivos inferiores rasgando sua gengiva... se planejasse não dava certo, hein, hein?

Comentários

  1. Fabi,
    Que lindo esse seu texto, e como me enche de vontade que o momento de amamentar chegue logo, agora além de conviver com a ansiedade de ver a minha princesa, sinto essa vontade de amamentar latente dentro de mim!!
    Parabéns por dividir esse momento com enorme dedicação e beleza da alma com a sua filha!!
    Tenho certeza absoluta que o início desse novo ciclo de alimentação da Marina em nenhum momento vai interromper o PRINCIPAL! , o de AMAMENTAR!

    Bjs.

    Sara
    http://princesaneguinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Minha amiga, eu é que tenho que te agradecer, por me fazer acreditar que eu posso sim alimentar a minha cria; que as coisas podiam sim ser diferentes do que foram com o meu primeiro filhote .
    Em muitos momentos achei que não conseguiria - você sabe que sempre fazer parte do "um por cento" torna a minha vida um pouco complicada - mas você sempre estava lá me empurrando, não me deixando desistir.
    Por todos os conselhos dispensados, por todas as dúvidas sanadas, por todo o ouvido emprestado e por todas as broncas dadas, muito obrigada!
    Te amo muito minha amiga, minha irmã!
    Luciana

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas