Como fazer para aumentar meu leite ?

Os alveolos mamários , são as glandulas responsáveis pela produção de leite , elas são ativados pela prolactina , que é um hormonio proveniente do hipotálamo , essa parte do cerebro trabalha constantemente , porem no período de sono ele consegue ser mais ativa, portanto liberamos mais prolactina em momento de sono ( coisa que é difícil quando temos um recem nascido em casa ).

A prolactina é liberada durante uma mamada , para que seja produzido leite para a próxima mamada, por isso é importante a manutenção de uma rotina , não devemos pular mamada , pois essa atitude diminui a produção.

A produção de leite está diretamente relacionada a ingesta de líquido , necessitamos ingerir no mínimo 3 litros de líquido no dia. de preferencia 500 ml durante o momento da mamada ( momento esse em que a boca fica seca). o Rn deve sugar um seio por mamada , ele só alcança o leite posterior após os 15 minutos de suçção , não devemos trocar de seio .

A ansiedade, o estresse, a fadiga , a sensação de impotencia , fazem com que o corpo diminua a produção de prolactina e ocitocina. A ocitocina é a substancia que causa a ejeção do leite. sem essa substancia o leite fica retido nos alveolos podendo causar engurgitamento.

Dicas para amamentar

- dormir no mínimo 6 horas no período de 24 h

- Manter-se tranquila na medida do possível , procurar ajuda se necessário

- Ingerir 3 litros de líquido por dia

- Receber o estímulo da sucção do RN de 3/3 h

- o RN deve sugar um peito por mamada até o final, em torno de 30 minutos, sem que se faça revezamento.
 
Retirado de:

Comentários

Postagens mais visitadas