Bombinha ou ordenha manual?

Meu leite ainda empedra, então fui atrás de uma bombinha. Antes de comprar, fui me informar a respeito de todas. Este texto me ajudou bastante:

As bombinhas elétricas e manuais tendem a ser mais rápidas e eficientes. Nas elétricas, você colocará junto ao seio uma peça de sucção, ligará a máquina e a deixará fazer o trabalho de extrair o leite e transferi-lo para um recipiente conectado.

As bombinhas manuais também se utilizam de uma peça de sucção, mas é você quem tira o leite ao apertar um mecanismo, em vez de contar com a pressão feita através de um equipamento elétrico. Em média, leva-se de 15 a 45 minutos para esvaziar os dois lados. As boas bombinhas tentam imitar o movimento de sucção dos bebês, estimulando a "descida" do leite sem causar dor.

Para escolher a bombinha mais adequada às suas necessidades, considere, além do preço, o quanto pretende usá-la e também quanto tempo terá disponível para tirar o leite. Se você trabalha fora e tem um dia muito atrapalhado, talvez seja difícil encontrar tempo livre, e valha a pena investir em uma bombinha elétrica. Esse tipo de equipamento é bem caro, mas pode ser alugado, pelo tempo que você precisar, em várias cidades do Brasil. Informe-se com o pediatra ou com o obstetra, ou ainda pergunte na maternidade em que deu à luz.


Assim como a amamentação em geral, a ordenha do leite, seja com a bombinha, seja com as mãos, também requer alguma prática, um pouco de paciência e muita tranquilidade. Quando estiver tentando, mantenha os movimentos ritmados, mas pense em alguma outra coisa -- de preferência no seu bebê (mas também pode ser assistindo a um programa de TV). Assim você aliviará a tensão e, quando se der conta, estará ordenhando uma boa quantidade de leite.


Lembre-se: Tanto na ordenha manual como na com bombinha, os primeiros movimentos servem para estimular a produção de leite, portanto é normal que não saia nada nos primeiros minutos. Não desista! Quando você menos esperar, vai ver o leite esguichando.


Retirado de:


Acabei comprando aquela que parece uma "buzina", muito boa para que não tem os mamilos machucados, mas não cabe muito leite nela e fica fácil derrubar dentro da bola de borracha o leite, o que não pode. Comprei uma manual da Nuk (Sensitive - foto acima), ajuda bastante, não dói e facilita para tirar um pouco manualmente, então acabo usando para estimular, tiro um pouco com a bombinha, aí quando começa a sair, ordenho um pouco manual, quando diminui o fluxo, volto com a bombinha, sempre intercalando com massagens e com uma bolsa de água quente em cima.

Não compre aquela em forma de seringa (Lillo), pois "arrebenta" o mamilo e o leite que é bom, não sai nada!!!

Tiro sempre uma quantidade para minha bebê caso ela precise (ainda não precisou) e o restante, dôo ao Banco de Leite da minha cidade. Não consigo encher vários frascos, igual a gente vê na TV, mas pelo menos meio frasco de maionese a cada dez dias eu me comprometi a doar. Bebo bastante água, tomo chá de erva-doce todos os dias para conseguir manter meu compromisso com minha bebê e com os outros bebês que precisam.

Quanto à elétrica, embora pareça ser muito boa, achei que não compensava, mesmo alugando (comprar é muito caro!!!), pois tiro leite só para alívio da mama e para doar, acho que só compensa se precisar tirar muita quantidade para o bebê tomar, quando voltar a trabalhar e tal...

Comentários

  1. Fabi, tudo bem?
    Parabéns pelo blog.
    Gostaria de saber se é possivel aumentar a produção de leite com a Mini Eletric Medela.Vc sabe algo?
    Se puder responder no e-mail agradeço.
    ariane_michelini@yahoo.com.br
    Grata,
    Ariane Michelini

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas